Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

.

IMG 0932

 

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA  Imagem1

 

 

Audiência Papal à Universidade Católica Portuguesa

ucp papafrancisco 2Foto: Lusa, Papa Francisco com a delegação da Universidade Católica Portuguesa

 

No passado dia 26 de Outubro, Sua Santidade o Papa Francisco recebeu, em audiência, uma delegação da Universidade Católica Portuguesa (UCP), por ocasião da comemoração do seu 50º aniversário.

No discurso de saudações iniciais, o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e a reitora da UCP, Professora Isabel Capeloa Gil, recordaram a ligação da UCP à Sede Apostólica, bem como o empenho que tem vindo a ser desenvolvido para que a universidade seja um espaço de diálogo e de encontro inclusivo e sem muros.

O discurso proferido pelo Santo Padre destacou o papel da universidade, apresentando-se como um espaço de debate e como formadora de futuros líderes da sociedade. Neste sentido, o Papa Francisco apelou a que os alunos encarem a formação universitária como um sinal de maior responsabilidade perante os desafios de hoje, enquanto cidadãos dessa sociedade, e não como sinónimo de maior prestígio social.

A visita da delegação da UCP a Roma incluiu, também, uma missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, presidida por D. Manuel Clemente, e uma sessão comemorativa na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), na qual o reitor e padre jesuíta português, Nuno Gonçalves, recordou a relação entre as duas universidades. A sessão concluiu com uma conferência sobre o tema “O que é Portugal?”, proferida por D. Manuel Clemente.

No final da tarde desse dia, a delegação foi homenageada com uma receção na residência dos embaixadores de Portugal junto da Santa Sé.

No dia 27, teve lugar uma Missa de Ação de Graças na Igreja de Santa Ana, presidida pelo Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica e uma visita à Roma Lusitana, tendo o programa concluído com um concerto de órgão na Igreja de Santo António dos Portugueses e uma receção oferecida pela UCP.

Relações entre Portugal e a Santa Sé

PTSS

 O relacionamento da Santa Sé com Portugal remonta ao século XII, momento em que, mediante a Bula Manifestis Probatum (1179), o Papa Alexandre III reconheceu a independência de Portugal, sendo feito Rei D. Afonso Henriques.

A Concordata de 7 de maio de 1940 , negociada no Pontificado de Pio XII, enquadrou e pacificou as relações entre a Santa Sé e Portugal, por vezes dificultadas por divergências entre os dois Estados.

A Comissão Paritária (CP) entre Portugal e a Santa Sé foi estabelecida pelo artigo 29º da Concordata. São suas atribuições procurar, em caso de dúvidas na interpretação do texto da Concordata, uma solução de comum acordo e sugerir quaisquer outras medidas tendentes à sua boa execução. A CP tem reunido com regularidade desde a sua criação.

A Concordata prevê ainda no seu artigo 23º a instituição de uma Comissão Bilateral. Esta foi criada para o desenvolvimento da cooperação quanto aos bens da Igreja que integrem o património cultural português (Art. 23º nº 3) e tem por missão promover a salvaguarda, valorização e fruição dos mesmos (Art. 23º nº 4).

Imagem3

CRONO

VISIT

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático