Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Exposição “Estética da Espiritualidade Cristã”

No passado dia 23 de maio, decorreu a inauguração da exposição “Estética da Espiritualidade Cristã”, na galeria do Instituto Português de Santo António em Roma. A exposição, com a curadoria do Prof. Francisco Almeida Dias, é composta por diversos trabalhos do artista João de Sousa Araújo, incluindo obras pertencentes a coleções privadas, ao Colégio Português em Roma e a Sua Santidade o Papa Francisco.

Estiveram presentes na cerimónia de inauguração membros do corpo diplomático e da sociedade romana.

O pintor, escultor, gravador, arquiteto João de Sousa Araújo (12 de novembro de 1929), licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, é um dos mais antigos artistas vivos dedicados em grande parte à arte sacra em Portugal, cujos trabalhos lhe mereceram diversos prémios. Algumas das suas obras poderão ser apreciadas nos santuários da Cova da Iria (Fátima) e do Cristo Rei (Almada), na Igreja da Encarnação (Lisboa) e na Catedral de Nampula (Moçambique), na Capela de São José (Charneca da Caparica), na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Vale Figueira, Setúbal), entre outras espalhadas por Portugal, Itália, Moçambique, Estados Unidos e Porto Rico.

 

IMG 5407 min

Mons. Agostinho Borges (reitor do IPSAR), Embaixatriz e Embaixador de Portugal, Prof. Francisco Almeida Dias (da esquerda para a direita).

IMG 5424 min

Exposição “Estética da Espiritualidade Cristã”, galeria de arte, IPSAR.

IMG 5422 min

Senhora da Misericórdia (esquerda) e S. Francesco Xavier (direita), 2017, João de Sousa Araújo (obras oferecidas ao Papa Francisco).

IMG 5420 min min

"Papa Paulo VI abençoa a primeira pedra do novo edifício do Pontifício Colégio Português em Roma", 1967, João de Sousa Araújo.

Homenagem ao Papa João XXI, Pedro Hispano

No passado dia 19 de maio, o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé visitou a cidade de Viterbo, com o fim de homenagear o Papa português João XXI, Pedro Hispano.

O programa iniciou com uma visita às religiosas do Mosteiro Trapista de Vitorchiano, que em breve irão fundar uma comunidade monástica em Miranda do Douro. Seguiu-se um encontro no Complexo S. Carlo (instalações que acolhem a Cátedra de língua portuguesa Pedro Hispano/Camões IC da Università degli Studi della Tuscia). Teve lugar uma apresentação sobre a figura de Pedro Hispano pelo Prof. Doutor Francisco Almeida Dias, com a presença de professores e alunos de língua portuguesa. Em seguida, o Embaixador de Portugal apresentou cumprimentos a D. Lino Fumagalli, Bisbo de Viterbo.

Da parte da tarde, decorreu uma visita ao complexo histórico da Piazza San Lorenzo, com especial destaque para a catedral e o túmulo do Papa João XXI. A jornada de homenagem a Pedro Hispano concluiu com a oferta de flores no cenotáfio do Papa João XXI pelo Embaixador de Portugal, a que se seguiu uma missa, concelebrada pelo Padre Luigi Fabbri, Reitor da Catedral S. Lorenzo e Vigário-Geral da Diocese de Viterbo, e pelo Monsenhor Fernando Matos, Conselheiro Eclesiástico da Embaixada.

 

Galeria Fotográfica:

DSCN1935 min min

Visita ao Mosteiro Trapista de Vitorchiano.

 

Sante 1 min

Apresentação sobre a figura de Pedro Hispano: Prof. Doutor Francisco Almeida Dias e Prof.ª Doutora Cristina Rosa.

Sante 2 min

Apresentação sobre a figura de Pedro Hispano: audiência.

 

Chiara Lazzaretti 1 min

Os estudantes Lorenzo Bernardini, Federico Mossi, Erica Bonucci, Silvia Nocchi, Isabella Krasniqi, Bianca Maria Scipione, Isabella Labellarte, Chiara Lazzaretti e Beatrice Venettilli, com os Embaixadores de Portugal e os Professores Francisco Almeida Dias e Cristina Rosa.

 

DSCN2001 min

Bisbo de Viterbo, D. Lino Fumagalli, e Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima.

 

Cristiano Cirillo min

Catedral S. Lorenzo, túmulo do Papa João XXI.

 

(Agradecem-se as contribuições fotográficas do Prof. Doutor Francisco Almeida Dias)

Concerto de cravo na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

concerto cravo 3 maio 2018 Cópia

Por ocasião do início do mês Mariano, realizou-se no passado dia 3 de Maio, na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, um concerto de cravo do século XVII, pelo maestro Giampaolo Di Rosa.

Estiveram presentes representantes do corpo diplomático e membros da sociedade romana e vaticana.

Giampaolo Di Rosa é organista titular da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma e da Catedral de Vila Real. O seu repertório compreende várias épocas históricas, assim como a improvisação, composições próprias e transcrições para órgão. Com concertos em todo o mundo, é também, diretor artístico da atividade concertista do Instituto de Santo António em Roma (IPSAR), desde 2008.

O cravo pertence ao património da embaixada e é uma peça rara, restaurada há poucos anos por um dos maiores especialistas mundiais.

Promoção do diálogo inter-religioso | Programa radiofónico “E Deus criou o mundo”

Imagem15

 

Responsáveis do programa radiofónico “E Deus criou o mundo”, da Antena 1, deslocaram-se a Roma no corrente mês de abril para o apresentar no âmbito do seminário sobre comunicação oficial da Igreja, intitulado “Diálogo, respeito e liberdade de expressão na esfera pública”, organizado pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz.

Trata-se de programa de debate ecuménico sobre temas da atualidade, inédito no panorama radiofónico mundial, e que valoriza o diálogo inter-religioso.

Por essa ocasião teve lugar uma receção na residência do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé em que participaram, entre outros, o produtor e apresentador do referido programa, Carlos Azevedo e Henrique Mota respetivamente, os seus comentadores regulares, o judeu Isac Quevedo, o católico Pedro Gil e o muçulmano Khalid Jamal, bem como representantes das comunidades romanas judia, católica e muçulmana, membros do corpo diplomático, entidades comunicação social e religiosos portugueses residentes em Roma.

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i