Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Mais notíciasNotícias

Decorreu no passado domingo, dia 15 de dezembro, a cerimónia de tomada de posse da diaconia de São Domingos e São Sisto, pelo cardeal D. José Tolentino de Mendonça, atual arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja. Segundo uma antiga tradição, todos os cardeais devem integrar o clero de Roma e, nesse sentido, o Papa Francisco atribuiu no passado dia 5 de outubro ao novo purpurado português, D. José Tolentino de Mendonça, aquela igreja situada no centro histórico de Roma, anexa ao mosteiro dos padres dominicanos, onde hoje funciona a Pontifícia Universidade S. Tomás de Aquino, conhecida como “Angelicum”.

Depois de lido pelo cerimoniário pontifício o decreto papal de nomeação, D. José Tolentino dirigiu algumas palavras aos assistentes sobre o sentido do seu percurso pessoal e vocacional. Em seguida presidiu à celebração eucarística, com a participação de frades da comunidade Angelicum e membros do clero, romano e português em Roma. Presentes, ainda, o cardeal Rafaelle Farina, antigo arquivista e bibliotecário do Vaticano e o embaixador de Portugal junto da Santa Sé e sua mulher. Entre muito povo que encheu o templo estavam vários amigos portugueses do prelado.

 

IMG 5853

 

 

IMG 5847

A aplicação Registo do Viajante, disponível para Android e IOS, permite, de forma voluntária e gratuita, o registo de viagem a quem se desloca para o estrangeiro. Sempre que é ativada esta inscrição, a aplicação fornece as seguintes informações:

- recomendações de segurança (conselhos de segurança) para todos os países, informações úteis, indicação das representações diplomáticas e consulares de Portugal;

- acesso a informações de última hora, sob a forma de alertas ou avisos;

- acesso a contactos em caso de crise grave no país;

- a possibilidade de o utente poder ser localizado por GPS em caso de crise;

- nova funcionalidade de botão de pânico que permite telefonar/enviar mensagem para o Gabinete de Emergência Consular com coordenadas de geolocalização do utente, emitindo um SOS no backoffice da aplicação;

- hipótese de registo da viagem, com detalhes das cidades e locais a visitar;

- respostas a questões frequentes;

- após o registo, permite a criação de novas viagens para o utente, que ficarão alojadas nos serviços de suporte da aplicação

A aplicação garante ainda todas as condições de segurança e confidencialidade dos dados pessoais ao abrigo da legislação de proteção de dados em vigor.

No âmbito do programa cultural patrocinado pelo Instituto Camões, decorreu no passado dia 5 de dezembro, na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e da S.M. Ordem de Malta, um concerto de Natal, a cargo da Orchestra Roma Sinfonica e do Coro dell'Università degli Studi Roma Tre, dirigido pela maestrina Isabella Ambrosini. O sarau incluiu composições dos portugueses Carlos Seixas e Eurico Carrapatoso, entre outros compositores como Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Händel, Amadeus Mozart, Adolphe Adam e Camille Saint-Saëns e teve a participação dos solistas Emanuela Di Gregorio e Alessio Quaresima Escobar e da pianista Mehee Kim que acompanhou obras ao piano e ao cravo.

Assistiram membros do corpo diplomático, da cúria pontifícia, do clero português e da sociedade romana.

 

IMG 5665

Sua Excelência o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, no momento do discurso para os convidados

 

IMG 5696

Na imagem, da esquerda para a direita, Mehee Kim, pianista, Alessio Quarisma Escobar, baritono, e
Isabella Ambrosini, maestrina

 

IMG 5715

O coro junto de Isabella Ambrosini, maestrina, e Emanuela Di Gregorio, soprano

 

Assinala-se hoje, 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. No sentido de sinalizar e consciencializar para a data, a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade em conjunto com diversas ONG, desenvolveu uma campanha de sensibilização intitulada #PortugalContraAViolência.

Através da hashtag #DitadosImpopulares, a campanha pretende desmistificar alguns ditados populares com o objetivo de salientar que a violência doméstica não é uma questão do foro privado e se trata de um crime público. Outro dos objetivos da campanha passa pela divulgação dos diferentes serviços disponibilizados pela rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica. A campanha lança ainda o apelo a que todas as pessoas, e não exclusivamente as vítimas, denunciem situações de violência doméstica às autoridades e peçam apoio junto da rede nacional. Neste momento, esta rede dispõe de 166 estruturas de atendimento, 26 locais de acolhimento de emergência e 40 casas de abrigo.

Em Portugal e no mundo, diariamente, inúmeras mulheres e meninas são vítimas de alguma forma de violência – física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

AF RP DitImp FB Crt 476x249 GostoTi

Um dos cartazes da campanha

 

AF RP DitImp FB Crt 476x249 Colher

Um dos cartazes da campanha

 

AF RP DitImp FB Crt 476x249 Morte

Um dos cartazes da campanha

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i