Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Mais notíciasNotícias

“Papas Peregrinos de Fátima” é o título da mostra fotográfica que estará, entre os dias 12 e 30 de novembro, em exposição na galeria do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), na Igreja de Santo António dos Portugueses.

A exposição, com fotografias de Rui Ochoa, testemunha e regista as visitas de Papas ao longo dos últimos 50 anos: o Papa S. Paulo VI, o Papa S. João Paulo II, o Papa Bento XVI e, por fim, o Papa Francisco.

A entrada para a mostra, em exposição no número seis da Via dei Portoghesi, é livre.

 

Papi pellegrini Fatima             Imagem oficial da exposição

Realizou-se no passado dia 4 de novembro, na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e da S.M. Ordem de Malta, o jantar de gala do congresso da Federação Internacional das Universidades Católicas (IFCU) , que se reuniu em Roma nos dias 4 e 5 novembro de 2019. No final da refeição o Dr. José Manuel Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia (2004- 2014) e antigo primeiro-ministro de Portugal (2002-2004), convidado de honra, fez uma reflexão sobre o impacto positivo da UE na vida dos povos europeus, em especial no domínio da Saúde, apresentando estatísticas que sublinham a vanguarda europeia também nesta área das políticas públicas. Presentes reitores e diretores universidades e faculdades católicas todo o mundo, mas também de outras instituições como a Universidade Aga Kahn e ainda oradores convidados do congresso, como o Professor Ronald de Pinho, da National Academy of Sciences dos EUA, um dos mais conceituados especialistas e investigadores na área da cancerologia. Em representação da Santa Sé esteve o sub-secretário da Congregação para a Educação Católica, Padre Friedrich Bechina.     

A atual presidente da IFCU, que tem sede em Paris, é a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Professora Isabel Capeloa Gil.

Participantes congresso foram entretanto recebidos em audiência por Sua Santidade o Papa Francisco, no próprio dia 4.

 

Jantar

imagem do jantar de gala do congresso da Federação Internacional das Universidades Católicas 

 

 

Estão abertas as candidaturas para o curso de formação para a proteção do matrimónio e o cuidado pastoral de casais desavindos, que decorrerá entre os dias 26 e 30 de novembro de 2019 no Pallazo della Cancelleria, em Roma, e que contará, no último dia, com um Magistério do Santo Padre.

As inscrições podem ser efetuadas até ao próximo dia 31 de outubro, através do preenchimento do formulário no site www.rotaromana.va e mediante o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de 150€ - que pode ser paga através de cheque, enviado até ao dia 31 de outubro para o endereço do Tribunale della Rota Romana, ou diretamente na instituição até ao dia 26 de novembro. Estão, contudo, previstas reduções de 20% no custo de inscrição para as Dioceses ou Institutos Religiosos que enviem um maior número de participantes (mediante apresentação prévia de uma carta do responsável) ou de 50% para Dioceses que se encontrem em situação de pobreza.

No decorrer do curso está assegurada tradução simultânea em inglês ou espanhol e todos os participantes irão receber um diploma de participação.

 

 

brochura curso2

Programa completo do curso

 

brochura curso

Brochura oficial do curso

No passado dia 5 de outubro, o arcebispo português D. José Tolentino Mendonça foi criado cardeal por Sua Santidade o Papa Francisco, juntamente com mais doze cardeais, na Basílica de São Pedro, Vaticano. Na ocasião o Sumo Pontífice impôs-lhes o respetivo barrete cardinalício.

Depois desta imposição os treze cardeais foram cumprimentar um a um os seus pares presentes – cerca de 90 - do colégio cardinalício e o Papa emérito Bento XVI.

Delegações oficiais civis e religiosas vieram em especial dos países da proveniência dos novos cardeais. A delegação oficial portuguesa foi chefiada pela ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunem e incluiu ainda o presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque e a secretária do Conselho de Estado, Dra. Rita Magalhães Colaço, além do embaixador de Portugal junto da Santa Sé e restante pessoal diplomático da embaixada.

Presentes ainda o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o bispo de Leiria/ Fátima, D. António Marto, o bispo do Funchal, D. Nuno Braz, o bispo de Bragança/Miranda, D. José Cordeiro e os bispos eméritos do Funchal, D. Teodoro de Faria e D. António Carrilho.

O clero português que presta serviço em Roma esteve também presente, nomeadamente o bispo D. Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho da Cultura e o Padre Nuno Silva Gonçalves, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, além do reitor do Pontifício Colégio Português, padre José Alfredo Patrício e o reitor da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, monsenhor Agostinho Borges.  

D. José Tolentino de Mendonça é o quinto prelado português a integrar o atual Colégio Cardinalício – nunca antes Portugal tinha tido cinco membros coetâneos neste órgão de topo da hierarquia vaticana - e o segundo mais jovem.

Biblista de formação, investigador, poeta e ensaísta, D. José Tolentino de Mendonça nasceu no Machico, na Madeira, em 1965. Em 1989 licencia-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, publicando nesse ano a sua primeira recolha de poemas, Os Dias Contados. Em 1990 é ordenado padre da diocese do Funchal. Em 1992 recebe o título de Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico e em 2004 o de Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi padre na Paróquia de Nossa Senhora do Livramento no Funchal entre 1992 e 1995. Em  Lisboa foi capelão durante 5 anos na Universidade Católica Portuguesa, assistiu na paróquia de Santa Isabel e, de 2010 até 2018 foi reitor da Capela de Nossa Senhora da Tranquilidade, mais conhecida por Capela do Rato.

Foi ainda Reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e diretor do Secretariado Nacional de Pastoral da Cultura, da Igreja Católica em Portugal e finalmente vice-reitor da UCP.

Em fevereiro de 2018 pregou, a convite do Santo Padre, o retiro quaresmal da Cúria romana e, 26 de junho de 2018 o Papa Francisco nomeou-o Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja, elevando-o à dignidade de arcebispo. Em 5 de outubro de 2019 é criado cardeal diácono do título de Santos Domingos e Xisto (igreja romana que lhe foi atribuída nos termos do direito canónico).

 

Em anexo, as fotografias do consistório e da receção oferecida no mesmo dia, na Embaixada de Portugal:

 

1ª fotografia: a imposição pelo Papa Francisco do barrete cardinalício a D. José Tolentino de Mendonça

Cardeal José Tolentino de Mendonça

 

2ª fotografia: da esquerda para a direita, o Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, o Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria/Fátima, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça e o Cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Cardeais

 

 

3ª fotografia: da esquerda para a direita, o Cardeal D. Manuel Clemente, a Ministra da Justiça, Dra Francisca Van Dunem, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, o Cardeal D. José Saraiva Martins, o Prof .Doutor Eduardo Paz Ferreira e o Cardeal D. António Marto.

 Cardeais e Ministra da Justiça

 

 

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i