Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Exposição de Maria Teresa Bertina no IPSAR

No dia 9 de maio, foi inaugurada no Instituto Português de Santo António em Roma, a exposição – Paesaggi interiori (Paisagens Interiores) – da pintora e escultora franco-portuguesa, Maria Teresa Bertina. O evento contou com o alto patrocínio do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé. A temática da ‘paisagem interior’ é reinventada por Maria Teresa Bertina, que escolheu três temas basilares para a sua exposição: ‘o ser humano, a natureza e o animal’. Realidades interdependentes, que formam e transformam o nosso ecossistema, permanecendo num constante diálogo. É este o universo apresentado pela artista, que com um conjunto de pinturas, gravuras e esculturas em bronze esbate as fronteiras entre o sonho e a realidade, exteriorizando assim a sua vida interior.     

A exposição estará aberta ao público até ao dia 25 de maio, segunda-feira a sábado, das 16.00 às 20.00h.

bertina 2            bertina m.t.bertina

Dia Língua Portuguesa e Cultura da CPLP

cplp3

 

O Dia Língua Portuguesa e Cultura da CPLP foi assinalado, no passado dia 5 de março, com uma missa evocativa realizada na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, que contou com a presença, entre outros diplomatas, dos embaixadores de Portugal, Angola e Timor junto da Santa Sé, bem como da encarregada de negócios do Brasil.

A missa foi presidida pelo brasileiro Monsenhor Bruno Lins, um dos responsáveis pela secção língua portuguesa na Secretaria Estado vaticana e concelebrada por vários sacerdotes portugueses, angolanos, brasileiros, moçambicanos e timorenses, entre quais o reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Padre Nuno da Silva Gonçalves.

Complementando os festejos, a seguir à missa teve lugar um concerto de órgão pelo maestro Giampaolo Di Rosa, que fez uma improvisação sobre um dos salmos bíblicos, lido, na introdução, em português, pelo reitor do Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, Monsenhor Agostinho Borges.

 

cplp2

 

Prémio literário INCM/Ferreira de Castro

No passado dia 20, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas presidiu à cerimónia de assinatura do Protocolo entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A. e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, para a criação de um prémio literário, designado INCM/Ferreira de Castro.

Este prémio visa reforçar vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas, sendo dirigido a cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, que poderão concorrer através da apresentação de textos inéditos nas áreas da ficção, poesia e ensaio. Tem ainda por finalidade preservar, valorizar e difundir a criação literária em língua portuguesa, desenvolvida por portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro, bem como identificar, realçar e homenagear o contributo e a herança cultural dos portugueses da Diáspora, razão pela qual o nome escolhido para este prémio seja do escritor e emigrante, Ferreira de Castro.

O período de candidaturas decorre de 1 de abril a 30 de maio.

A comunicação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, bem como o regulamento do prémio encontram-se disponíveis em

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/815-premio-imprensa-nacional-ferreira-de-castro

 

Centro de Informação Europeia Jacques Delors publica dossier informativo ‘Eleições Europeias 2019’

dossie ee2019 parlamentoeuropeu eleicoes2019 565

Irão decorrer em Portugal, no próximo dia 26 de maio, as eleições para o Parlamento Europeu. De modo a esclarecer possíveis dúvidas acerca do processo eleitoral e informar sobre os valores e o funcionamento da UE, o centro de Informação Europeia Jacques Delors publicou recentemente no seu sítio web um dossiê informativo intitulado “Eleições Europeias 2019”, acessível em 

http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe_area?p_cot_id=10215&p_est_id=19347

A embaixada de Portugal Junto da Santa Sé convida todos os cidadãos portugueses a consultar este dossier e a participar de maneira ativa e consciente nas eleições europeias de 2019.

Há eleições: exprima a sua vontade – VOTE.
Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença!

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i