Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Lançamento do livro “Homem de Deus para a Humanidade – Padre Joaquim Alves Brás (1899-1966)” no IPSAR

2018 01 12 PHOTO 00000004Mons. Arnaldo Pinto Cardoso, Embaixador de Portugal António Almeida Lima, Maria de Fátima

Castanheira, Reitor do IPSAR Mons. Agostinho da Costa Borges (da esq. para a dir.)

 

No passado dia 11 de Janeiro, teve lugar no Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), o lançamento da obra Homem de Deus para a Humanidade – Padre Joaquim Alves Brás (1899-1966), da autoria de Monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, postulador da causa de canonização do padre Joaquim Alves Brás e anterior conselheiro eclesiástico da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé. O lançamento da obra, ao qual assistiu numeroso público, foi presidido pelo Embaixador de Portugal junto da Santa Sé e contou ainda com a presença de Maria de Fátima Castanheira, vice-postuladora da causa.

Padre Joaquim Alves Brás nasceu no conselho da Covilhã, formou-se em Teologia e foi o fundador da Obra de Santa Zita, em 1931/32, hoje uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se dedica ao apoio à família. Foi, também, o fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, em 1933, com vista ao cuidado da santificação da família e dos sacerdotes. Em 2008, o Padre Brás foi reconhecido oficialmente pela Santa Sé como Venerável.

 

11 01 2018 Homem de Deus para a Humanidade page 001

Homem de Deus para a Humanidade – Padre Joaquim 

Alves Brás (1899-1966), Mons. Arnaldo Pinto Cardoso, 2017

Fátima Nina premiada na 42ª Exposição Internacional “100 presépios”, Roma

2“O nascimento do Menino Jesus”, Fátima Nina, 2017

algodão, linho, lã e bordado português

 

A artista plástica Fátima Nina, que representou Portugal na 42ª Exposição Internacional “100 presépios”, aberta ao público em Roma durante o período do Advento e Natal e organizada pela Rivista delle Nazioni, foi galardoada com o prémio de melhor presépio estrangeiro.

A escultura premiada expõe a influência típica dos elementos da tradição têxtil portuguesa e representa a diversidade e acolhimento próprios do espírito português.

Na cerimónia de premiação, que decorreu no passado dia 8 de janeiro a curadoria da exposição elogiou a obra, tendo salientado a representação da Sagrada Família no momento da chegada dos Reis Magos, através de movimentos que recordam a antiguidade e o classicismo greco-romano até à arte bizantina. Destacaram-se, ainda, as figuras alinhadas em procissão e o movimento flutuante das vestes que confere elegância e requinte à imagem. Foi considerada surpreendente a habilidade da artista em transformar fibras comuns como o algodão, o linho e a lã crua em vestes de extraordinária leveza.

A mostra, inaugurada a 23 de novembro de 2017 na sala Bramante, na Piazza del Popolo, teve o patrocínio do Conselho Pontifício para Cultura e da Conferência Episcopal Italiana e reuniu nesta edição 151 presépios provenientes de todas as regiões de Itália e de 41 outros países. Esta foi a primeira vez em que Portugal esteve representado.

 

2018 01 10 PHOTO 00000002A artista Fátima Nina, premiada em Roma em 8 janeiro 2018  

Novo Embaixador de Portugal junto da Santa Sé apresenta cartas credenciais ao Papa Francisco

01873 25112017 1 min

 

No passado dia 25 de novembro o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Portugal junto da Santa Sé, António José Emauz de Almeida Lima, apresentou as cartas credenciais a Sua Santidade o Papa Francisco.

O Embaixador António Almeida Lima é natural de Lisboa, licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa em 1982, foi admitido por concurso de provas públicas, em 1983, no Ministério dos Negócios Estrangeiros como adido de embaixada; como secretário de embaixada esteve destacado em 1984 e 1985 na representação permanente de Portugal junto da ONU, em Nova Iorque e foi colocado na embaixada em Londres em 1989; esteve ainda destacado na delegação permanente junto da OTAN/UEO, em Bruxelas em 1993; como conselheiro de embaixada foi colocado na embaixada em Maputo em 1994; nomeado diretor dos Serviços da América do Norte do MNE em 1998, diretor dos Serviços da África Subsariana do MNE em 2001, chefe do gabinete da ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas em 2003 e subdiretor-geral das Relações Bilaterais em 2004; como ministro plenipotenciário foi nomeado em 2006 cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro; assume o lugar de Administrador executivo da Agência para o Comércio Externo e o Investimento Português em 2011 e em 2012 foi nomeado Chefe de Protocolo de Estado, lugar que ocupou até à sua nomeação, por decreto presidencial de 4 de agosto de 2017, como embaixador extraordinário e plenipotenciário junto da Santa Sé.

Celebração do Dia da Imaculada Conceição em Roma

IMG 8782 2 min

 

O dia da Imaculada Conceição, padroeira de Portugal, foi celebrado em Roma com uma missa solene presidida por Dom Gilberto Canavarro dos Reis, bispo emérito de Setúbal, na Igreja de Santo António dos Portugueses.

A eucaristia foi concelebrada por D. Carlos Moreira Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, por Monsenhor José Bettencourt, Chefe do Protocolo da Secretaria de Estado da Santa Sé, por Monsenhor Agostinho Borges, reitor do Instituto de Santo António dos Portugueses, pelo Padre Nuno Gonçalves, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, por Monsenhor José Caldas, reitor do Pontifício Colégio português de Roma e por vários outros sacerdotes portugueses que trabalham na Cúria romana ou estudam nesta cidade.

O acompanhamento musical da liturgia esteve a cargo do organista titular da igreja de Santo António, maestro Gianpaolo di Rosa e pelo Grupo Coral Nascente - Alunos da Oficina de Música que veio expressamente de Portugal (freguesia de Olho Marinho no concelho de Óbidos) para o efeito e também realizou, no dia seguinte, um concerto de Natal no Colégio Pontifício português de Roma.

A celebração contou com a presença do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima e de muitos fiéis.

A seguir à missa o Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR) organizou um convívio nas suas instalações.

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i