Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

.

IMG 0932

 

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA  Imagem1

 

 

Conferência

Conferência

 

Realizou-se no dia 15 de março, na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, uma conferência comemorativa da Visita Apostólica que Papa Francisco realizará a Fátima em maio próximo, por ocasião do I Centenário das Aparições marianas.

Cerimónia foi presidida pelo Cardeal Angelo Soldano, antigo Secretário de Estado da Santa Sé e atual Decano do Colégio de Cardeais, que proferiu uma intervenção sobre o seu testemunho pessoal relativamente a Fátima, seguindo-se uma conferência do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, intitulada: “Fátima nos dias de hoje: atualidade da sua Mensagem”.

A este evento assistiram os Cardeais Saraiva Martins e Monteiro de Castro, o Bispo D. Carlos Azevedo, o Chefe de Protocolo da Santa Sé, Mons. Bettencourt, grande número de embaixadores acreditados no Vaticano, assim como membros do clero português em Roma, num total de cerca de 80 pessoas.

CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA

IMG04

 

No dia 28 de janeiro realizou-se na Igreja de S. António dos Portugueses em Roma, um concerto pelo pianista Luís Costa, acompanhado pelo tenor José Eça, que executaram obras de Liszt, Haendel, Vianna da Mota, F. Lacerda, entre outros.

Qualidade do concerto e dos dois artistas ficou claramente patenteado pelo agrado manifestado pelo público, que igualmente encheu toda a Igreja.

“INÊS DE CASTRO, UN MITO LUNGO CINQUE SECOLI”

IMG 03

 

No dia 27 de janeiro, teve lugar no Salão Nobre do Instituto de S. António em Roma, a apresentação do livro “Inês de Castro, un mito lungo cinque secoli”, da autoria do Professor Salvatore Statello, antigo bolseiro do governo português (em 1974), e com o Prefácio da Professora Mariagrazia Russo, também lusitanista e docente de língua e literatura portuguesa na Universidade de Estudos Internacionais de Roma.

Esta sessão, presidida pelo Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António de Almeida Ribeiro, incluiu exposições históricas feitas pelos mencionados autores sobre aspetos peculiares da vida de D. Inês de Castro e da sua ligação com o Rei D. Pedro I.

INAUGURAÇÃO DO ARQUIVO DO INSTITUTO DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA

         Arquivo Emb

 

No dia 2 de dezembro foi inaugurado o Arquivo Histórico e Biblioteca do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), após um significativo trabalho de restauro e recuperação das instalações, bem como de catalogação e microfilmagem de milhares de documentos, alguns dos quais remontam ao séc. XIV, e que futuramente poderão ser consultados on line por eventuais interessados (o catálogo já está disponível).

A Biblioteca é, em grande parte, constituída pelo espólio da lusitanista Luciana Stegagno Picchio, que legou ao IPSAR cerca de 14 mil volumes, quase todos relacionados com literatura portuguesa, de que era uma grande especialista.

A cerimónia de inauguração, que decorreu no Salão Nobre do IPSAR, contou com a presença do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Ribeiro, e com o Reitor do IPSAR, Mons. Agostinho Borges, tendo incluído uma palestra do Professor Francisco Almeida Dias e uma visita às instalações. 

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático