Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Mais notíciasNotícias

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos de Portugal (CNDH) publicou o seu plano de atividades para 2020. Versões em português e inglês encontram-se disponíveis em www.direitoshumanos.mne.pt. O documento foi também partilhado através da página Facebook da CNDH.

O Plano de Atividades tem por objetivo planificar e conferir uma visão estratégica aos trabalhos da CNDH para o ano de 2020. Inclui também diversas propostas de atividades que os diferentes membros da CNDH planeiam desenvolver no decorrer do ano.

Entretanto foi também publicado naquela mesma página digital o relatório de atividades da CNDH em 2019, com tradução para inglês do sumário executivo e da mensagem da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Presidente da CNDH.

Está aberta a quinta edição do Prémio Internacional “Economia e Sociedade”, promovido pela Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice (FCAPP), com o objetivo de promover o conhecimento da Doutrina Social da Igreja Católica.

Nesta edição serão atribuídos dois prémios, distribuídos por dois segmentos:

  • um prémio no valor de 20.000 euros para publicações na área económica e social
  • um prémio que consiste na atribuição de duas bolsas de estudo a dois jovens investigadores no valor de 10.000 e de 20.000 euros.

Ambos os prémios serão atribuídos em 2021.

Para concorrer ao primeiro prémio, é necessário respeitar alguns requisitos: a publicação a concurso deverá ter sido editada depois de 2015 e deve destacar-se pela sua contribuição original para a explicação, o aprofundamento ou a aplicação da Doutrina Social da Igreja no contexto atual. No mesmo sentido, é essencial que a publicação tenha fundamentos sólidos notáveis. O júri avaliará trabalhos publicados em inglês, francês, português, italiano, espanhol, alemão e polaco. As propostas devem ser apresentadas até dia 24 de maio de 2020.

Relativamente à atribuição das bolsas de estudo, estas destinam-se a jovens investigadores de idade não superior a 35 anos, para a frequência, a partir do ano letivo 2021/2022, de cursos superiores de especialização e/ou investigação em Universidades ou Instituições/Escolas de ensino superior no campo de estudo e aplicação de novos modelos de desenvolvimento socioeconómico que, de acordo com os princípios da Doutrina Social da Igreja, sejam conclusivos, solidários e sustentáveis. O valor das bolsas de estudo será de 10.000 euros se a Universidade/Instituição/Escola de Especialização estiver localizada no mesmo país de residência do candidato e 20.000 no caso de estar localizada num país diferente do país de residência. Para concorrer a esta bolsa, os candidatos deverão enviar ao júri uma breve apresentação, de três páginas, do projeto que pretendem realizar, anexando a apreciação de um professor responsável pelo projeto e uma cópia dos diplomas universitários (os candidatos devem possuir um diploma de mestrado ou de ciclo único, ou equivalente, obtido com uma nota mínima de 105/110, ou nota equivalente, entre 1 de agosto de 2014 e 31 de dezembro de 2019. Para os candidatos não italianos é exigido que o diploma tenha sido obtido após a conclusão de um ciclo de estudos de pelo menos cinco anos). Serão também considerados projetos em francês, italiano, inglês, português, espanhol, alemão e polaco e as candidaturas devem ser apresentadas até dia 30 de setembro de 2020, acompanhadas dos documentos mencionados.

Para mais informações, consulte o site oficial da FCAPP http://www.centesimusannus.org/ ou o endereço eletrónico centannus.award@foundation.va

Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixador Luís Faro Ramos, encontrou-se no passado dia 28 de janeiro de 2020, no Vaticano, com o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja. Na ocasião foram discutidas possibilidades de cooperação com vista à facilitação do acesso de investigadores e especialistas portugueses à consulta do rico acervo documental à guarda e tratamento daquelas multiseculares instituições da Santa Sé. O Arquivo Apostólico Vaticano tem origem nos primórdios da fundação da Igreja católica, com a coleção dos documentos papais para consulta exclusiva dos pontífices e depois também da própria Cúria romana, tendo sido aberto à consulta de estudiosos em 1881, por determinação do Papa Leão XIII, tornando-se um dos centros de investigação histórica mais importantes do mundo. Também a Biblioteca Apostólica guarda preciosidades bibliográficas raras e únicas. Ambas as instituições dispõem de escolas, laboratórios e centros técnicos  e de formação relacionados com o tratamento documental.

Na fotografia, o Embaixador Luís Faro Ramos, o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça e  o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima.

 

39e4e455 add2 4a3f 8831 53b49c730379

Nos próximos dias 2 a 6 de junho de 2020,  Lisboa irá acolher a conferência da ONU sobre Oceanos. Este evento tem como objetivo fornecer um impulso para soluções inovadoras baseadas na ciência, necessárias para iniciar um novo capítulo de ação global dos oceanos.

A conferência irá reunir representantes de governos, ONGs, sociedade civil, academia, comunidade científica, setor privado e filantropia.

Coorganizada por Portugal e pelo Quénia, será a segunda reunião global após o evento de Nova Iorque em 2017 e deve adotar uma declaração intergovernamental sobre a ação climática.

Para mais informações, consulte o site o oficial: https://oceanconference.un.org

 

 

logo oceanos EN

logo oceanos

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i