Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Mais notíciasNotícias

João Paulo IIJOÃOJ. PAULOJ. P. IIP.J.P.II   

Karol Wojtyla nasceu faz hoje 100 anos. Eleito Papa em 1978 morreu em 2 de abril de 2005 em fama de santidade. Em 2001 Papa Bento XVI proclamou-o beato e em 2014 Papa Francisco proclamou-o santo. Ao longo dos quase 27 anos como Sumo Pontífice São João Paulo II peregrinou pelo mundo e por três vezes ( 1982,1991,2000) esteve em Portugal e no Santuário de Fátima. A sua devoção à Nossa Senhora de Fátima foi fortíssima, em especial depois do atentado que sofreu a 13 de maio de 1981 na praça de São Pedro, quando atribuiu à intercessão da Virgem a sua sobrevivência. A bala assassina que os médicos lhe retiraram do corpo está hoje encastrada na coroa de imagem principal do santuário por doação sua. Para muito portugueses Karol Wojtyla é o Papa de Fátima, o Pontífice que mais se identifica com a devoção aquele lugar místico. Naqueles que viveram esse período, com múltiplas e fortes lembranças pessoais, há um sentimento de admiração e respeito pela figura de São João Paulo II. Na data em que se comemora o centenário do seu nascimento deixamos aqui uma simples homenagem, com imagens dessas peregrinações, recordações que para tantos portugueses que o conheceram ao vivo, seguiram o seu marcante pontificado, ou com ele peregrinaram na fé e na devoção, nos ajudam a evocar esse grande homem e esse santo com quem podemos conviver.

Fotografias de Rui Ochôa

    

Fátima Santjpg

Sant.fatima noite

 Fátima

Sua Santidade o Papa Francisco evocou a data na Audiência Geral com as seguintes palavras endereçadas aos peregrinos de língua portuguesa:

Saúdo os ouvintes de língua portuguesa e, neste dia treze de maio, a todos encorajo a conhecer e seguir o exemplo da Virgem Maria. Para isso procuremos viver este mês com uma oração diária mais intensa e fiel, em particular rezando o terço, como recomenda a Igreja, obedecendo a um desejo repetidamente expresso em Fátima por Nossa Senhora. Sob a sua proteção, vereis que os sofrimentos e as aflições da vida vos farão menos mal.  Gostaria de aproximar-me com o coração à Diocese de Fátima, ao Santuário de Nossa Senhora, hoje. Saúdo todos os peregrinos que rezam diariamente, saúdo o cardeal bispo, saúdo todos. Todos unidos com Nossa Senhora, que nos acompanhe neste caminho de conversão diária a Jesus. Que Deus vos abençoe!

Fotografias do Santuário de Fátima, em Portugal, 12 de maio de 2020:

IMG 7925

O Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, falou com Frei Ruy Gonçalo Villas Boas, Lugar-tenente interino da Soberana Militar Ordem de Malta, a quem apresentou condolências e votos de pesar pelo falecimento  em Roma no passado dia 29 de abril do Grão Mestre Frei Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Prof. Augusto Santos Silva, enviou também uma carta de condolências pelo mesmo motivo ao Grande Chanceler Albrecht Freiherr von Boeselager

O Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, acreditado simultaneamente junto da Soberana Militar Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta,  participou no passado dia 4 de maio no velório dos restos mortais de Sua Alteza Eminentíssima o Príncipe Grão Mestre que se realizou na Igreja de Santa Maria em Aventino, na Vila Magistral em Roma  e assinou na ocasião o livro de condolências.

A Soberana Militar Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta é reconhecida como um Estado soberano por 110 países. Tem relações diplomáticas com Portugal e o grão mestre tem dignidade de chefe de Estado. Ao longo dos nove séculos de existência, a Ordem de Malta teve quatro grão mestres portugueses, sendo também português o novo lugar-tenente interino, que assegurará a chefia do governo da Ordem até à eleição do sucessor de Frei Giacomo Dalla Torre.

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Lingua Portuguesa

O evento comemorativo do Dia Mundial da Língua Portuguesa, organizado pelo Camões, I.P., em parceria com CPLP, UNESCO e  ONU News será  disponibilizado a partir das 12h00 de dia 5 de maio no canal Camões, I.P. do YouTube.

O evento incluirá testemunhos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e de Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

Testemunhos de escritores, desportistas, cientistas, artistas e demais individualidades gravados em vídeo serão igualmente divulgados, procurando dar expressão à dimensão pluricêntrica da Língua Portuguesa. Manuel Alegre, José Ramos-Horta, Mia Couto, Germano Almeida, Maria Manuel Mota, Adriana Calcanhotto, Fernando Pimenta, Flora Gomes, Carminho, Milton Hatoum e o Cardeal José Tolentino Mendonça são algumas das individualidades.

Um concerto com os cantores Aline Frazão (Angola), Ivan Lins (Brasil), Teófilo Chantre (Cabo Verde), Manecas Costa (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), João Gil (Portugal), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) e Zé Camarada (Timor-Leste) encerrará o evento, que permanecerá disponível e de acesso público no YouTube.

As redes externas do Camões, I.P., em particular as redes de Coordenação de Ensino e de Centros Culturais, irão assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, nomeadamente através da realização de atividades com recursos digitais.

Neste âmbito, está prevista a realização de 67 atividades, em 17 países.

https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/dia-da-lingua-2020

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i