Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Mais notíciasNotícias

O Governo da República Portuguesa tem desenvolvido um conjunto de medidas destinadas aos cidadãos, às empresas e às entidades públicas e privadas.

A compilação de toda a informação oficial pode ser consultada na seguinte página digital: www.covid19estamoson.gov.pt

O Ministério dos Negócios Estrangeiros criou um atendimento  COVID-19

Telefone: + 351 217929755

 Correio eletrónico: covid19@mne.pt

Indicam-se ainda outros contactos úteis:


CONTACTOS TELEFÓNICOS ÚTEIS

+351 808 24 24 24

Linha SNS 24 para triagem de sintomas e esclarecimento de dúvidas sobre COVID-19.

+351 300 502 502

Linha Segurança Social para esclarecimentos sobre assistência a familiares, baixas e quarentena.

+351 217 929 755

Linha do Ministério dos Negócios Estrangeiros de emergência aos portugueses em viagem.

CONTACTOS DIGITAIS ÚTEIS

covid19.min-saude.pt

Plataforma da DGS para esclarecimentos sobre a COVID-19.

atendimento@SNS24.gov.pt

Canal SNS 24 para esclarecimentos de dúvidas. Não utilizar para diagnóstico médico.

covid19@mne.pt

Canal do Ministério dos Negócios Estrangeiros de emergência aos portugueses em viagem.

Estudantes finalistas do ensino secundário do Colégio Marista de Carcavelos estiveram de visita à cidade do Vaticano. No dia 26 de fevereiro, de manhã, assistiram na praça de São Pedro à audiência geral de Sua Santidade o Papa Francisco e na parte da tarde participaram na missa de imposição das cinzas, celebrada na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma pelo bispo D. Carlos Azevedo, Delegado do Pontifício Conselho para a Cultura.

 

PHOTO 2020 02 26 18 52 10

Estudantes na na missa de imposição das cinzas, celebrada na Igreja de Santo António dos
Portugueses em Roma 

 

d20e85b2 c77c 44ad a50a 1047db52f1caEstudantes na na missa de imposição das cinzas, celebrada na Igreja de Santo António dos
Portugueses em Roma 

A Scholas, uma organização de direito pontifício, lançou recentemente o concurso “Pelota de Trapo (Bola de Trapos)”, um apelo destinado a jovens de diferentes regiões do mundo. Nesta primeira edição da competição, para participar basta criar um ensaio fotográfico composto por cinco imagens que, juntas, contam a história de uma origem.

A ideia deste concurso surgiu em 2019, numa reunião educativa em Moçambique entre jovens da Scholas e o Papa Francisco. Neste encontro, que ficou assinalado por diversas atividades, houve um objeto que marcou, de forma particular, o Santo Padre: uma bola feita de trapos doada por um jovem de Chicomo com a qual, na ausência de uma bola de futebol, as crianças daquela região jogavam desde a sua infância. Também o Papa Francisco recordou que, na sua mocidade, brincava com uma bola semelhante. Ao compartilhar as recordações, o Santo Padre confiou nesta organização a missão de criar uma competição que alimente a chama da procura pela própria origem e que a difunda a nível internacional.

Como participar?

Este concurso é destinado a jovens, de qualquer nacionalidade, que tenham entre os 12 e os 25 anos de idade. Há duas formas possíveis de participar: individualmente ou em grupos de, no máximo, cinco elementos. As candidaturas encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de março e serão, posteriormente, analisadas por um júri composto por especialistas em fotografia, artistas, educadores, professores e jovens. Todos os ensaios fotográficos a concurso serão expostos numa exposição itinerante que começará na Cidade do Vaticano e percorrerá diferentes países.

Todas as fotografias submetidas devem respeitar os requisitos estabelecidos no regulamento da competição, que pode ser consultado aqui: https://www.scholasoccurrentes.org/wp-content/uploads/2020/02/IT_Bases-y-Condiciones-Pelota-de-Trapo.pdf.

Para participar é também necessário efetuar um registo através deste sítio: https://scholasoccurrentes.org/concurso/form/?l=it.

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos de Portugal (CNDH) publicou o seu plano de atividades para 2020. Versões em português e inglês encontram-se disponíveis em www.direitoshumanos.mne.pt. O documento foi também partilhado através da página Facebook da CNDH.

O Plano de Atividades tem por objetivo planificar e conferir uma visão estratégica aos trabalhos da CNDH para o ano de 2020. Inclui também diversas propostas de atividades que os diferentes membros da CNDH planeiam desenvolver no decorrer do ano.

Entretanto foi também publicado naquela mesma página digital o relatório de atividades da CNDH em 2019, com tradução para inglês do sumário executivo e da mensagem da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Presidente da CNDH.

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i