Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Criação cardinalícia de D. António Marto

IMG 2400

 

O Papa Francisco presidiu, no passado dia 28 de Junho, na basílica de São Pedro, à cerimónia de elevação ao cardinalato de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.

A escolha do Santo Padre, distinguindo sobretudo os méritos pastorais e pessoais de D. António, é motivo de natural satisfação para muito portugueses que veem reconhecidas, no seio da Igreja universal, a figura e vocação de um dos nossos compatriotas, precisamente o responsável pelo principal santuário espiritual nacional e um dos mais relevantes a nível mundial. É a primeira vez desde há mais de um século que um bispo titular de uma diocese nacional em Portugal, que não o patriarca de Lisboa, é nomeado cardeal pelo Santo Padre.

Com esta nomeação, Portugal passa a ter quatro nacionais no colégio cardinalício: D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro, D. Manuel Clemente e, agora, D. António Marto, sendo que os dois primeiros, por terem atingido o limite de idade (80 anos) não têm já direito de voto no conclave.

Assinalando a importância que Portugal atribuiu a esta distinção, o governo português decidiu designar a Ministra da Justiça, Drª Francisca Van Dunem, para chefiar a delegação nacional à cerimónia, no Vaticano. Os municípios de Leiria e Ourém estiveram também representados pelos seus edis e por uma significativa delegação de altas entidades civis e religiosas.  

No mesmo dia, o embaixador de Portugal junto da Santa Sé ofereceu, na embaixada, um jantar em honra do novo purpurado, no qual estiveram presentes todas estas entidades, o embaixador de Portugal em Itália e, ainda, os bispos das dioceses de Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Porto e Viseu, bem como os prelados eméritos de Leiria e de Santarém, além de clero português destacado na Cúria romana e nas cúrias gerais de várias congregações religiosas.

No dia 30 de Junho, D. António Marto presidiu à sua primeira missa de ação de graças na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.

Marto002

Fonte: Agência Ecclesia

Embaixador de Portugal junto da Soberana Militar Ordem de Malta apresenta credenciais ao Grão-mestre Fra Giacomo Dalla Torre

António Almeida Lima entregue cartas credenciais a grão mestre Ordem Malta min

 

Realizou-se no passado dia 16 de maio de 2018, no Palácio Magistral, na Via dei Condotti, em Roma a cerimónia de entrega de cartas credenciais do embaixador extraordinário e plenipotenciário de Portugal junto da Soberana Militar Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta (SMOM).

O embaixador António Almeida Lima apresentou na manhã daquele dia, ao Grão-mestre da Ordem, Fra Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, as cartas assinadas pelo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Augusto Santos Silva, que o acreditam como novo representante de Portugal junto daquela Ordem soberana.

Na ocasião foi abordada a excelência das relações de Portugal com os cavaleiros de Malta, tendo o embaixador evocado a importante participação destes em vários momentos da história pátria e também os quatro portugueses que exerceram o cargo de grão-mestre e que são ainda hoje figuras de referência da história da Ordem e da ilha de Malta, que foi sede da SMOM entre os séculos XVI e XIX.

Foram igualmente abordadas as importantes ações humanitárias e assistenciais que a Ordem desenvolve em vários países, incluindo Portugal. Neste contexto, o drama emergente dos refugiados e migrantes forçados que aportam à Europa hoje vindos de zonas de conflito, perseguição étnica e pobreza extrema foi assunto também tratado, na perspetiva da experiência de terreno que a Ordem possui, mas também da posição portuguesa face ao fenómeno e que se encontra bem expressa no empenho colocado no apoio à candidatura vitoriosa do Dr. António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional das Migrações.

 

UFCE 2018 05 16 9735 min

 

A SMOM é uma entidade soberana de direito internacional reconhecida por 107 países e tem estatuto de membro observador das Nações Unidas. Dispõe de direito de legação e tem relações diplomáticas com Portugal desde 1951. O embaixador de Portugal junto da Santa Sé acumula esta função com a de embaixador junto da Ordem de Malta. O embaixador Miguel Polignac de Barros é o embaixador da Ordem de Malta em Portugal, desde 2009.

Acompanharam o embaixador nesta cerimónia, a ministra-conselheira, Drª Maria Manuel Durão e os conselheiro e adido eclesiásticos, respetivamente monsenhor Fernando Silva Matos e monsenhor Agostinho da Costa Borges.

 

UFCE 2018 05 16 9764 min

 

Pianista português Vasco Dantas recebe prémio internacional “GianClaudio Chiais”

f829e5a9 2898 463d b098 6d36c4effa63

Concerto do pianista Vasco Dantas.

91cd869b ea01 4719 b231 f7c302faf8b8

Atribuição do prémio "GianClaudio Chiais" a Vasco Dantas.

O pianista português Vasco Dantas foi galardoado com o prémio internacional “GianClaudio Chiais”. A cerimónia teve lugar no passado dia 19 de junho na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, tendo sido antecedida por um concerto do pianista.

Tratou-se da terceira edição deste prémio, dedicado à memória de GianClaudio Chiais e à sua paixão pela música, que reconhece e premeia jovens promissores nesta área, através da atribuição de bolsas de estudo.

Vasco Dantas (1992) é natural do Porto, licenciou-se com distinção pelo Royal College of Music em Londres e obteve, recentemente, o grau de Mestre em Performance junto da Universidade de Muenster. Ao longo do seu percurso foi premiado com cerca de 50 prémios em concursos internacionais e conta com várias atuações como solista e colaborações com orquestras europeias.

98434b4c 671f 4442 9d55 fcb02b92f778

Atribuição do prémio "GianClaudio Chiais" a Vasco Dantas.

e1886174 0a87 4b6a b6fb 6b8984e1982b

Concerto do pianista Vasco Dantas.

Comemorações do Dia de Portugal – Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

 “Caros concidadãos,

            No dia 10 de junho comemora-se uma das datas mais emblemáticas da nossa identidade, com a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Tal como vem sucedendo, as cerimónias oficiais, com a presença dos senhores Presidente da República e Primeiro-ministro, vão ter epicentro em Portugal e no estrangeiro, repartindo-se pelos Açores e pelos Estados Unidos da América.

Adicionalmente, o Dia de Portugal será assinalado um pouco por todo o Mundo, nos diversos continentes, graças ao trabalho conjunto da nossa rede diplomática e consular, do movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes que, a título individual, dão o seu contributo para que a história, a cultura e as tradições de Portugal sejam enaltecidas com particular entusiasmo e significado.

Esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal.

Outro exemplo dessa ligação inabalável foi bem visível no esforço solidário, protagonizado pelas comunidades portuguesas, no apoio aos territórios afetados pelos trágicos incêndios de 2017. Recentemente tive a oportunidade de visitar o concelho de Pedrógão Grande e pude testemunhar a aplicação concreta desses donativos – vindos de comunidades portuguesas residentes em diferentes continentes – e o modo como contribuíram para atenuar as dificuldades materiais dos cidadãos afetados e para reforçar os equipamentos ao dispor dos bombeiros voluntários locais. Este importante contributo chegou não apenas a Pedrógão, mas beneficiou, também, muitos outros municípios sobre os quais recaiu o infortúnio dos devastadores incêndios do passado verão.

Gostaria de terminar com duas notas finais de grande importância.

Aproxima-se a data da votação final, na Assembleia da República, do “recenseamento automático” dos portugueses no estrangeiro. O Governo fez o seu trabalho e provou que é possível concretizar esta importante medida política. Caso ela venha a ser aprovada, pelos senhores deputados, os portugueses no estrangeiro vão receber uma carta a perguntar se querem ser inscritos nos cadernos de recenseamento eleitoral para poderem votar. Deixam de ter que deslocar-se aos consulados, muitas vezes centenas de quilómetros, para se recensearem.

Iremos pôr um fim a uma desigualdade incompreensível entre os portugueses que vivem em Portugal e os portugueses que vivem no estrangeiro. Será importante, então, participar nos futuros atos eleitorais, seja qual for o sentido de voto, para mostrarmos que valeu a pena esta importante mudança nas condições de participação cívica e política das comunidades portuguesas.

Gostaria de reafirmar o empenho do Governo no reforço humano e material dos serviços consulares. Após vários anos marcados por constrangimentos, é agora tempo de repor, gradualmente, a capacidade de resposta dos serviços consulares. Trata-se de uma questão de justiça para os trabalhadores consulares, que todos os dias dão o seu melhor, mas também para os portugueses que por esta via reforçam a sua vinculação a Portugal.

Termino, valorizando e reconhecendo, uma vez mais, o papel protagonizado por todos os portugueses residentes no estrangeiro, que, nas suas dimensões sociais, culturais, económicas e políticas, são uma das mais importantes forças de Portugal e constituem a expressão criadora do nosso humanismo e um exemplo da boa integração de Portugal na vida internacional.

A todos, desejo uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a alegria, o orgulho e o significado de sempre.

Secretário de Estado das Comunidade Portuguesas

José Luís Carneiro”

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i