Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Exposição 100 Presépios no Vaticano

A 43ª Exposição internacional "100 presépios", que passou a designar-se "100 Presépios no Vaticano", foi inaugurada no passado dia 7 de dezembro, em cerimónia presidida pelo Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da nova Evangelização, o novo responsável pela organização da iniciativa.

A artista portuguesa Fátima Nina, vencedora do prémio "melhor presépio estrangeiro" na edição do ano passado, expõe pela segunda vez nesta mostra, com uma peça que volta a identificar a influência da tradição têxtil portuguesa na figuração artística ligada ao presépio, em particular a Sagrada Família.

A exposição estará patente até 13 de janeiro próximo na sala São Pio X à Via delle Conciliazione, em Roma.

 

persépios

HOMENAGEM AO PRÓXIMO SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CPLP, EMBAIXADOR FRANCISCO RIBEIRO TELLES

ribeiro telles

 

Realizou-se no dia 28 de novembro, na residência da embaixada de Portugal junto da Santa Sé, um jantar de homenagem oferecido pelo embaixador António Almeida Lima e senhora ao próximo Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Embaixador Francisco Ribeiro Telles, que tomará posse em dezembro do corrente ano, e senhora.

O jantar foi precedido de um concerto de cravo pelo maestro Giampaolo Di Rosa, organista titular na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma.

Presentes o cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos e ex-núncio apostólico em Brasília, outros representantes da cúria vaticana, do clero português e da sociedade romana, bem como membros do corpo diplomático acreditados junto da Santa Sé e do Quirinal, nomeadamente dos países CPLP , como Angola, Brasil e Timor-Leste.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa em conferência sobre Cancro no Vaticano

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor, participou nos dias 16 e 17 de novembro numa conferência no Vaticano intitulada “A mission-oriented approach to cancer in Europe: boosting the social impact of innovative cancer research”.

Evento foi promovido pela Pontifícia Academia das Ciências e pela Academia Europeia das Ciências do Cancro, tendo contado com o apoio da Comissão Europeia e da Embaixada da Suécia junto da Santa Sé.

O objetivo do encontro foi suscitar reflexão e obter respostas sobre a possível contribuição da diplomacia científica na montagem de uma “missão pan-cancro”, que aconselhe os poderes político-económicos sobre o investimento no sector, tendo-se igualmente feito apelo a investigadores europeus para ajudarem países em desenvolvimento, em especial de África, a integrar a rede de investigação na área do cancro, por forma a reduzirem-se as desigualdades através de uma visão mais global e integrada que beneficie todos.

Na sessão de abertura da conferência intervieram ainda o chanceler da Pontifícia Academia de Ciências, arcebispo Marcelo Sanchez Sorondo, o comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vitenys Andriukaitis e o presidente da Academia Europeia de Ciências do Cancro, Alexander Eggermont.

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas e o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, enviaram vídeo-mensagens.

D. António Marto tomou posse do título cardinalício da Basílica de Santa Maria Sopra Minerva

minerva 1

 

No dia 25 de novembro, D. António Marto, bispo de Leiria/Fátima, tomou posse do título cardinalício da Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, que lhe tinha sido atribuído pelo Papa Francisco quando o nomeou no consistório do passado dia 28 de junho.

D. António foi recebido às 18:00horas na entrada do templo pelo reitor da igreja, Frei Gian Matteo Serra e pela comunidade dominicana que ali sedia e presidiu à missa solene, acompanhada pelo coro polifónico da igreja.

A celebração foi orientada pelo cerimonial pontifício e contou com a presença do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima, de D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, de D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, dos reitores da Pontifícia Universidade Gregoriana, Padre Nuno da Silva Gonçalves, do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, Monsenhor Agostinho da Costa Borges e do Pontifício Colégio Português, Padre José Alfredo Patrício, bem como de dezenas de sacerdotes, incluindo vários portugueses e um grande número de fiéis.

Na fachada da referida basílica, que já foi sede da cúria romana da Ordem do Pregadores, e tem como padroeira a Nossa Senhora do Rosário, passou a estar afixado o brasão do purpurado português responsável episcopal pelo santuário de Fátima, junto com o tradicional brasão papal.

 

minerva 2

 

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i