Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

IMG 0932

 

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

Poderá ler a mensagem de boas-vinda do Embaixador aqui.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA                 logo ipsar

 

 

Mais notíciasNotícias

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) organiza um ciclo de conferências virtuais intitulado “Conversas em Tempo de Pandemia”, dedicado ao tema “Os Direitos Humanos e a COVID-19”. 

A 1ª sessão realizar-se-á no dia 15 de julho, às 10h, em formato digital sobre o tema “Liberdade e Confinamento” e será apresentada pela Presidente da CNDH, Dra. Teresa Ribeiro, igualmente Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

A conferência é aberta a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas para o endereço de correio eletrónico cndh.formacao@mne.pt 

São oradores-convidados o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Prof. Doutor Augusto Santos Silva, a Prof.ª Doutora Patrícia Galvão Teles, da Universidade Autónoma de Lisboa, e o Dr. Pedro Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional. A videoconferência será moderada pela jornalista Eunice Lourenço.

As "Conversas em Tempo de Pandemia" integram cinco sessões: “Liberdade e Confinamento” (julho 2020); “O direito à privacidade na era digital e a desinformação em tempos de pandemia” (setembro 2020); “A Importância da Saúde Mental” (outubro 2020); “Os Direitos da Criança” (novembro 2020) e “A Salvaguarda dos Direitos dos Imigrantes e Refugiados” (dezembro 2020).

Esta iniciativa da CNDH, organismo integrado no Ministério dos Negócios Estrangeiros a quem compete a coordenação intergovernamental na área dos Direitos Humanos, envolve, no debate conjunto destes temas, representantes de instituições públicas, da academia e da sociedade civil.

Mais informação aqui.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e a  Rádio e Televisão de Portugal - RTP assinalaram  o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, através de uma edição especial do programa “Portugal no Mundo”,

O vídeo promocional encontra-se disponível na Página oficial do Facebook do MNE.

 

verão

 

Um consórcio, integrando 5 instituições de ensino superior portuguesas (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P., vai realizar pela primeira vez, no próximo mês de julho, um Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas a distância, dirigido a um público não falante de Português como língua materna, naquela que se assume como uma cooperação e uma formação de contornos inovadores.

Criou-se assim uma oportunidade para, a partir da iniciativa do Camões, I.P., que culmina no protocolo agora assinado, todos os membros do consórcio, cooperarem de modo inovador na organização conjunta de uma formação que, oferecendo os principais níveis de competência do QECR (A1 a C1) e mantendo a filosofia dos cursos intensivos de verão, foi redesenhada para um formato não presencial, digital, compreendendo uma vertente síncrona e outra assíncrona.

Uma das circunstâncias inovadoras resulta na estrutura original do curso.

Cada uma das Universidade participantes é responsável pela conceção e realização de um dos níveis oferecidos (A1 – C1), o qual compreenderá uma vertente de língua, disponibilizada na sua própria plataforma, e uma vertente de cultura, disponibilizada no portal do Camões I.P., na qual os formandos encontrarão um conjunto de formações modulares sobre temáticas no âmbito da cultura portuguesa, de que selecionarão, entre as que se dirigem ao nível que frequentam, aquelas que serão parte integrante da sua formação.

As inscrições decorrem entre 8 e 28 de junho e podem ser feitas na página das universidades participantes, de acordo com o nível que o/a aluno/a pretende frequentar.

 

O certificado de frequência e aproveitamento que os estudantes receberão no final será emitido pela instituição na qual o aluno conclui o seu nível, mas ostentará o logótipo de todas as instituições que integram o consórcio, sendo, por tal, uma certificação conjunta e reconhecida por todas elas, o que representa igualmente uma inovação.

O início da formação está agendado para dia 6 de julho, prevendo-se, ao longo das suas quatro semanas de duração, 20 a 30 horas de contacto direto com estudantes, organizados em turmas com o limite máximo de 15 alunos, e 40 a 60 horas de trabalho autónomo.

O curso apresenta uma taxa de frequência comum e única a todos os níveis, podendo os estudantes candidatar-se, entre 9 e 24 de junho de 2020,  a uma bolsa do Camões, I.P., que assegurará por essa via, nesta primeira edição, o apoio financeiro ao funcionamento de uma das turmas por nível oferecido pelo consórcio. A informação sobre estas bolsas pode ser consultada na seguinte página digital:

https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua

Deste modo, os estudantes que não dispunham de recursos para se deslocar a Portugal, passam agora a dispor de uma oferta digital, a distância, que lhes facilitará a aprendizagem da língua portuguesa em ritmo intensivo, enquadrada por um conjunto de atividades culturais e dinâmicas, que potenciam o desenvolvimento das suas competências linguísticas.

Os membros do consórcio passarão, por seu lado, a dispor de uma formação que, funcionando em complementaridade à oferta própria e autónoma de cada uma das instituições, deixará em aberto a possibilidade de oferecer no futuro a um maior número de interessados uma formação de qualidade, com uma estrutura semelhante à dos cursos de verão, num contexto geográfico mais alargado.

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

7

 a

 b

c

d

e

f

g

h

i