Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Fátima Nina premiada na 42ª Exposição Internacional “100 presépios”, Roma

2“O nascimento do Menino Jesus”, Fátima Nina, 2017

algodão, linho, lã e bordado português

 

A artista plástica Fátima Nina, que representou Portugal na 42ª Exposição Internacional “100 presépios”, aberta ao público em Roma durante o período do Advento e Natal e organizada pela Rivista delle Nazioni, foi galardoada com o prémio de melhor presépio estrangeiro.

A escultura premiada expõe a influência típica dos elementos da tradição têxtil portuguesa e representa a diversidade e acolhimento próprios do espírito português.

Na cerimónia de premiação, que decorreu no passado dia 8 de janeiro a curadoria da exposição elogiou a obra, tendo salientado a representação da Sagrada Família no momento da chegada dos Reis Magos, através de movimentos que recordam a antiguidade e o classicismo greco-romano até à arte bizantina. Destacaram-se, ainda, as figuras alinhadas em procissão e o movimento flutuante das vestes que confere elegância e requinte à imagem. Foi considerada surpreendente a habilidade da artista em transformar fibras comuns como o algodão, o linho e a lã crua em vestes de extraordinária leveza.

A mostra, inaugurada a 23 de novembro de 2017 na sala Bramante, na Piazza del Popolo, teve o patrocínio do Conselho Pontifício para Cultura e da Conferência Episcopal Italiana e reuniu nesta edição 151 presépios provenientes de todas as regiões de Itália e de 41 outros países. Esta foi a primeira vez em que Portugal esteve representado.

 

2018 01 10 PHOTO 00000002A artista Fátima Nina, premiada em Roma em 8 janeiro 2018  

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail