A Scholas, uma organização de direito pontifício, lançou recentemente o concurso “Pelota de Trapo (Bola de Trapos)”, um apelo destinado a jovens de diferentes regiões do mundo. Nesta primeira edição da competição, para participar basta criar um ensaio fotográfico composto por cinco imagens que, juntas, contam a história de uma origem.

A ideia deste concurso surgiu em 2019, numa reunião educativa em Moçambique entre jovens da Scholas e o Papa Francisco. Neste encontro, que ficou assinalado por diversas atividades, houve um objeto que marcou, de forma particular, o Santo Padre: uma bola feita de trapos doada por um jovem de Chicomo com a qual, na ausência de uma bola de futebol, as crianças daquela região jogavam desde a sua infância. Também o Papa Francisco recordou que, na sua mocidade, brincava com uma bola semelhante. Ao compartilhar as recordações, o Santo Padre confiou nesta organização a missão de criar uma competição que alimente a chama da procura pela própria origem e que a difunda a nível internacional.

Como participar?

Este concurso é destinado a jovens, de qualquer nacionalidade, que tenham entre os 12 e os 25 anos de idade. Há duas formas possíveis de participar: individualmente ou em grupos de, no máximo, cinco elementos. As candidaturas encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de março e serão, posteriormente, analisadas por um júri composto por especialistas em fotografia, artistas, educadores, professores e jovens. Todos os ensaios fotográficos a concurso serão expostos numa exposição itinerante que começará na Cidade do Vaticano e percorrerá diferentes países.

Todas as fotografias submetidas devem respeitar os requisitos estabelecidos no regulamento da competição, que pode ser consultado aqui: https://www.scholasoccurrentes.org/wp-content/uploads/2020/02/IT_Bases-y-Condiciones-Pelota-de-Trapo.pdf.

Para participar é também necessário efetuar um registo através deste sítio: https://scholasoccurrentes.org/concurso/form/?l=it.

  • Partilhe