Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Criação cardinalícia de D. António Marto

IMG 2400

 

O Papa Francisco presidiu, no passado dia 28 de Junho, na basílica de São Pedro, à cerimónia de elevação ao cardinalato de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.

A escolha do Santo Padre, distinguindo sobretudo os méritos pastorais e pessoais de D. António, é motivo de natural satisfação para muito portugueses que veem reconhecidas, no seio da Igreja universal, a figura e vocação de um dos nossos compatriotas, precisamente o responsável pelo principal santuário espiritual nacional e um dos mais relevantes a nível mundial. É a primeira vez desde há mais de um século que um bispo titular de uma diocese nacional em Portugal, que não o patriarca de Lisboa, é nomeado cardeal pelo Santo Padre.

Com esta nomeação, Portugal passa a ter quatro nacionais no colégio cardinalício: D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro, D. Manuel Clemente e, agora, D. António Marto, sendo que os dois primeiros, por terem atingido o limite de idade (80 anos) não têm já direito de voto no conclave.

Assinalando a importância que Portugal atribuiu a esta distinção, o governo português decidiu designar a Ministra da Justiça, Drª Francisca Van Dunem, para chefiar a delegação nacional à cerimónia, no Vaticano. Os municípios de Leiria e Ourém estiveram também representados pelos seus edis e por uma significativa delegação de altas entidades civis e religiosas.  

No mesmo dia, o embaixador de Portugal junto da Santa Sé ofereceu, na embaixada, um jantar em honra do novo purpurado, no qual estiveram presentes todas estas entidades, o embaixador de Portugal em Itália e, ainda, os bispos das dioceses de Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Porto e Viseu, bem como os prelados eméritos de Leiria e de Santarém, além de clero português destacado na Cúria romana e nas cúrias gerais de várias congregações religiosas.

No dia 30 de Junho, D. António Marto presidiu à sua primeira missa de ação de graças na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma.

Marto002

Fonte: Agência Ecclesia

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail