Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

D. António Marto tomou posse do título cardinalício da Basílica de Santa Maria Sopra Minerva

minerva 1

 

No dia 25 de novembro, D. António Marto, bispo de Leiria/Fátima, tomou posse do título cardinalício da Basílica de Santa Maria Sopra Minerva, em Roma, que lhe tinha sido atribuído pelo Papa Francisco quando o nomeou no consistório do passado dia 28 de junho.

D. António foi recebido às 18:00horas na entrada do templo pelo reitor da igreja, Frei Gian Matteo Serra e pela comunidade dominicana que ali sedia e presidiu à missa solene, acompanhada pelo coro polifónico da igreja.

A celebração foi orientada pelo cerimonial pontifício e contou com a presença do Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima, de D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, de D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, dos reitores da Pontifícia Universidade Gregoriana, Padre Nuno da Silva Gonçalves, do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, Monsenhor Agostinho da Costa Borges e do Pontifício Colégio Português, Padre José Alfredo Patrício, bem como de dezenas de sacerdotes, incluindo vários portugueses e um grande número de fiéis.

Na fachada da referida basílica, que já foi sede da cúria romana da Ordem do Pregadores, e tem como padroeira a Nossa Senhora do Rosário, passou a estar afixado o brasão do purpurado português responsável episcopal pelo santuário de Fátima, junto com o tradicional brasão papal.

 

minerva 2

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail