No passado dia 9 celebrou-se o Dia de Portugal, com missa comemorativa na Igreja de Santo António dos Portugueses, presidida pelo reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Padre Nuno Gonçalves, e concelebrada por vários sacerdotes de nacionalidade portuguesa. Cerimónia contou ainda com presença da comunidade portuguesa e do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé. Seguiu-se receção nas instalações do Instituto de Santo António dos Portugueses em Roma, tradicional ponto de encontro da nossa comunidade nesta cidade.

Festejos prosseguiram no dia 11 de junho, com receção no jardim Vila Lusa, oferecida pelo Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, em que participaram cerca de 300 convidados, entre os quais representantes da Cúria Romana, Ordem Soberana Militar de Malta, universidades pontifícias, corpo diplomático, clero português e sociedade italiana.


Ainda na igreja de Santo António dos Portugueses, realizaram-se, ao longo da semana, no âmbito do programa cultural anual, mas inseridos nas comemorações, dois concertos de órgão, pelo organista luso-italiano Giampaolo di Rosa, e um de piano, pelo concertista português Artur Pereira, professor de música em Manchester.

dia de Portugal 3

dia de portugal 4

dia de portugal 2

  • Partilhe