Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Embaixador de Portugal junto da Soberana Militar Ordem de Malta apresenta credenciais ao Grão-mestre Fra Giacomo Dalla Torre

António Almeida Lima entregue cartas credenciais a grão mestre Ordem Malta min

 

Realizou-se no passado dia 16 de maio de 2018, no Palácio Magistral, na Via dei Condotti, em Roma a cerimónia de entrega de cartas credenciais do embaixador extraordinário e plenipotenciário de Portugal junto da Soberana Militar Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta (SMOM).

O embaixador António Almeida Lima apresentou na manhã daquele dia, ao Grão-mestre da Ordem, Fra Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, as cartas assinadas pelo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Augusto Santos Silva, que o acreditam como novo representante de Portugal junto daquela Ordem soberana.

Na ocasião foi abordada a excelência das relações de Portugal com os cavaleiros de Malta, tendo o embaixador evocado a importante participação destes em vários momentos da história pátria e também os quatro portugueses que exerceram o cargo de grão-mestre e que são ainda hoje figuras de referência da história da Ordem e da ilha de Malta, que foi sede da SMOM entre os séculos XVI e XIX.

Foram igualmente abordadas as importantes ações humanitárias e assistenciais que a Ordem desenvolve em vários países, incluindo Portugal. Neste contexto, o drama emergente dos refugiados e migrantes forçados que aportam à Europa hoje vindos de zonas de conflito, perseguição étnica e pobreza extrema foi assunto também tratado, na perspetiva da experiência de terreno que a Ordem possui, mas também da posição portuguesa face ao fenómeno e que se encontra bem expressa no empenho colocado no apoio à candidatura vitoriosa do Dr. António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional das Migrações.

 

UFCE 2018 05 16 9735 min

 

A SMOM é uma entidade soberana de direito internacional reconhecida por 107 países e tem estatuto de membro observador das Nações Unidas. Dispõe de direito de legação e tem relações diplomáticas com Portugal desde 1951. O embaixador de Portugal junto da Santa Sé acumula esta função com a de embaixador junto da Ordem de Malta. O embaixador Miguel Polignac de Barros é o embaixador da Ordem de Malta em Portugal, desde 2009.

Acompanharam o embaixador nesta cerimónia, a ministra-conselheira, Drª Maria Manuel Durão e os conselheiro e adido eclesiásticos, respetivamente monsenhor Fernando Silva Matos e monsenhor Agostinho da Costa Borges.

 

UFCE 2018 05 16 9764 min

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail