Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Exposição “Estética da Espiritualidade Cristã”

No passado dia 23 de maio, decorreu a inauguração da exposição “Estética da Espiritualidade Cristã”, na galeria do Instituto Português de Santo António em Roma. A exposição, com a curadoria do Prof. Francisco Almeida Dias, é composta por diversos trabalhos do artista João de Sousa Araújo, incluindo obras pertencentes a coleções privadas, ao Colégio Português em Roma e a Sua Santidade o Papa Francisco.

Estiveram presentes na cerimónia de inauguração membros do corpo diplomático e da sociedade romana.

O pintor, escultor, gravador, arquiteto João de Sousa Araújo (12 de novembro de 1929), licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, é um dos mais antigos artistas vivos dedicados em grande parte à arte sacra em Portugal, cujos trabalhos lhe mereceram diversos prémios. Algumas das suas obras poderão ser apreciadas nos santuários da Cova da Iria (Fátima) e do Cristo Rei (Almada), na Igreja da Encarnação (Lisboa) e na Catedral de Nampula (Moçambique), na Capela de São José (Charneca da Caparica), na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Vale Figueira, Setúbal), entre outras espalhadas por Portugal, Itália, Moçambique, Estados Unidos e Porto Rico.

 

IMG 5407 min

Mons. Agostinho Borges (reitor do IPSAR), Embaixatriz e Embaixador de Portugal, Prof. Francisco Almeida Dias (da esquerda para a direita).

IMG 5424 min

Exposição “Estética da Espiritualidade Cristã”, galeria de arte, IPSAR.

IMG 5422 min

Senhora da Misericórdia (esquerda) e S. Francesco Xavier (direita), 2017, João de Sousa Araújo (obras oferecidas ao Papa Francisco).

IMG 5420 min min

Papa Paulo VI abençoa a primeira pedra do novo edifício do Pontifício Colégio Português em Roma, 1967, João de Sousa Araújo.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail