Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Homenagem ao Papa João XXI, Pedro Hispano

No passado dia 19 de maio, o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé visitou a cidade de Viterbo, com o fim de homenagear o Papa português João XXI, Pedro Hispano.

O programa iniciou com uma visita às religiosas do Mosteiro Trapista de Vitorchiano, que em breve irão fundar uma comunidade monástica em Miranda do Douro. Seguiu-se um encontro no Complexo S. Carlo (instalações que acolhem a Cátedra de língua portuguesa Pedro Hispano/Camões IC da Università degli Studi della Tuscia). Teve lugar uma apresentação sobre a figura de Pedro Hispano pelo Prof. Doutor Francisco Almeida Dias, com a presença de professores e alunos de língua portuguesa. Em seguida, o Embaixador de Portugal apresentou cumprimentos a D. Lino Fumagalli, Bisbo de Viterbo.

Da parte da tarde, decorreu uma visita ao complexo histórico da Piazza San Lorenzo, com especial destaque para a catedral e o túmulo do Papa João XXI. A jornada de homenagem a Pedro Hispano concluiu com a oferta de flores no cenotáfio do Papa João XXI pelo Embaixador de Portugal, a que se seguiu uma missa, concelebrada pelo Padre Luigi Fabbri, Reitor da Catedral S. Lorenzo e Vigário-Geral da Diocese de Viterbo, e pelo Monsenhor Fernando Matos, Conselheiro Eclesiástico da Embaixada.

 

Galeria Fotográfica:

DSCN1935 min min

Visita ao Mosteiro Trapista de Vitorchiano.

 

Sante 1 min

Apresentação sobre a figura de Pedro Hispano: Prof. Doutor Francisco Almeida Dias e Prof.ª Doutora Cristina Rosa.

Sante 2 min

Apresentação sobre a figura de Pedro Hispano: audiência.

 

Chiara Lazzaretti 1 min

Os estudantes Lorenzo Bernardini, Federico Mossi, Erica Bonucci, Silvia Nocchi, Isabella Krasniqi, Bianca Maria Scipione, Isabella Labellarte, Chiara Lazzaretti e Beatrice Venettilli, com os Embaixadores de Portugal e os Professores Francisco Almeida Dias e Cristina Rosa.

 

DSCN2001 min

Bisbo de Viterbo, D. Lino Fumagalli, e Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António Almeida Lima.

 

Cristiano Cirillo min

Catedral S. Lorenzo, túmulo do Papa João XXI.

 

(Agradecem-se as contribuições fotográficas do Prof. Doutor Francisco Almeida Dias)

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail