Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa em conferência sobre Cancro no Vaticano

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor, participou nos dias 16 e 17 de novembro numa conferência no Vaticano intitulada “A mission-oriented approach to cancer in Europe: boosting the social impact of innovative cancer research”.

Evento foi promovido pela Pontifícia Academia das Ciências e pela Academia Europeia das Ciências do Cancro, tendo contado com o apoio da Comissão Europeia e da Embaixada da Suécia junto da Santa Sé.

O objetivo do encontro foi suscitar reflexão e obter respostas sobre a possível contribuição da diplomacia científica na montagem de uma “missão pan-cancro”, que aconselhe os poderes político-económicos sobre o investimento no sector, tendo-se igualmente feito apelo a investigadores europeus para ajudarem países em desenvolvimento, em especial de África, a integrar a rede de investigação na área do cancro, por forma a reduzirem-se as desigualdades através de uma visão mais global e integrada que beneficie todos.

Na sessão de abertura da conferência intervieram ainda o chanceler da Pontifícia Academia de Ciências, arcebispo Marcelo Sanchez Sorondo, o comissário europeu para Saúde e Segurança Alimentar, Vitenys Andriukaitis e o presidente da Academia Europeia de Ciências do Cancro, Alexander Eggermont.

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas e o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, enviaram vídeo-mensagens.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail