Morreu em Roma, no passado dia 31 de janeiro, vítima de doença fatal, o Padre João Miguel Rodrigues Mendes, da Sociedade do Verbo Divino. A missa de corpo presente realizou-se no dia 5 de fevereiro pelas 11:30h na capela da casa generalícia da Congregação, na via Verbita, presidida pelo superior geral da SVD, Frei Paul Budi Kleden, concelebrada por dezenas de sacerdotes e na presença dos pais do religioso defunto e de seus irmãos verbitas. O embaixador e embaixatriz de Portugal junto da Santa Sé estiveram presentes junto com o conselheiro eclesiástico da embaixada. Participaram também, sacerdotes, religiosas e leigos portugueses. O enterro realiza-se em Oleiros, Portugal, no dia 6.

Nascido em Lisboa em 1968, este português missionário do Verbo Divino foi ordenado padre em Fátima no ano 2000, depois de estudos na Universidade Católica Portuguesa e de estágio na comunidade verbita de New Jersey (EUA), para além do noviciado feito em Espanha e dos votos perpétuos feitos na casa de Tortusendo (Portugal) dos missionários da SVD.

Juntando-se à província italiana da congregação, prestou serviço na Roménia e em Roma onde desempenhou as funções de ecónomo provincial e teve a seu cargo até ao momento da revelação da sua doença, em agosto de 2018, a gestão das catacumbas de Santa Priscilla, na Via Salaria.

A embaixada de Portugal apresenta aos familiares do Padre João Miguel e aos seus irmãos verbitas as mais sentidas condolências.

  • Partilhe