Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Morreu padre João Miguel Rodrigues Mendes missionário do Verbo Divino

Morreu em Roma, no passado dia 31 de janeiro, vítima de doença fatal, o Padre João Miguel Rodrigues Mendes, da Sociedade do Verbo Divino. A missa de corpo presente realizou-se no dia 5 de fevereiro pelas 11:30h na capela da casa generalícia da Congregação, na via Verbita, presidida pelo superior geral da SVD, Frei Paul Budi Kleden, concelebrada por dezenas de sacerdotes e na presença dos pais do religioso defunto e de seus irmãos verbitas. O embaixador e embaixatriz de Portugal junto da Santa Sé estiveram presentes junto com o conselheiro eclesiástico da embaixada. Participaram também, sacerdotes, religiosas e leigos portugueses. O enterro realiza-se em Oleiros, Portugal, no dia 6.

Nascido em Lisboa em 1968, este português missionário do Verbo Divino foi ordenado padre em Fátima no ano 2000, depois de estudos na Universidade Católica Portuguesa e de estágio na comunidade verbita de New Jersey (EUA), para além do noviciado feito em Espanha e dos votos perpétuos feitos na casa de Tortusendo (Portugal) dos missionários da SVD.

Juntando-se à província italiana da congregação, prestou serviço na Roménia e em Roma onde desempenhou as funções de ecónomo provincial e teve a seu cargo até ao momento da revelação da sua doença, em agosto de 2018, a gestão das catacumbas de Santa Priscilla, na Via Salaria.

A embaixada de Portugal apresenta aos familiares do Padre João Miguel e aos seus irmãos verbitas as mais sentidas condolências.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail