Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ordenação episcopal do Monsenhor José Avelino Bettencourt

DOC.20180319.23898587.06614615

Ordenação episcopal de D. José Avelino Bettencourt

Fonte: Agência Ecclesia

IMG 4261

Missa de ação de graças, Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma

 

O Papa Francisco presidiu no dia 19 de março à ordenação episcopal de D. José Avelino Bettencourt, sacerdote luso-canadiano, que exercia desde 2012 as funções de chefe de protocolo da secretaria de estado vaticana, e recentemente nomeado pelo Sumo Pontífice como Núncio Apostólico na Geórgia e Arménia.

A missa de ação de graças, no dia seguinte, foi presidida por D. José Avelino na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, tendo sido concelebrada por grande número de representantes do clero canadiano e português.

Em ambas as cerimónias estiveram presentes numerosos membros do corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé e do clero, bem como uma delegação açoriana de sacerdotes e leigos, onde se incluíam, entre outros, os presidentes das câmaras municipais de Vela (São Jorge), terra natal de D. José e das Lajes do Pico.

O embaixador de Portugal junto da Santa Sé ofereceu, no dia 21 de março, na embaixada, uma receção em honra do novo arcebispo, em que estiveram presentes membros da cúria romana, entre os quais Sua Eminência o Cardeal D. José Saraiva Martins, e ainda clero e religiosas portugueses em Roma, corpo diplomático e família do novo arcebispo.

Na ocasião o embaixador de Portugal entregou a D. José Bettencourt mensagens de felicitações enviadas por Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e por S. E. o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Augusto Santos Silva.

image30

IMG 0963

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail